top of page
Foto do escritorCRSUAS

Saberes SUAS | 5ª Aula Magna - Vitória (LIVE)

Atualizado: 29 de jun. de 2022


Nesta quinta-feira, 29 de junho de 2022, a Coordenação de Regulação do SUAS - CRSUAS/SETRABES participou de forma on-line da 5ª Aula Magna do SABERES SUAS, com o tema Emergência e Calamidades, transmitida de Vitória - Espírito Santo. Este evento faz parte de uma série de ações estratégicas da Educação Permanente na construção de conteúdos e saberes para o Sistema Único de Assistência Social – Saberes SUAS.


O evento teve início com a fala do Sr. Rander Prates, Presidente do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS do Espírito Santo, o qual pontuou sobre a estrutura do Fórum que possui 12 membros, falou também sobre o momento que o SUAS vem atravessando e da importância de promover a Política de Assistência Social com os usuários e não para os usuários, pois só assim atenderá os anseios da população.


Em seguida, aconteceu a fala do Sr. Valter Hermes Junior, Presidente do COEGEMAS do Espirito Santo que falou sobre a defesa do SUAS e a importância da capacitação permanente e a importância do conhecimento para melhorar o atendimento aos usuários, ressaltou a importância do cofinanciamento para a oferta dos serviços socioassitênciais e concluiu parabenizando o Ministério da Cidadania pela iniciativa do projeto SABERES SUAS.


A Sra Cintia Silvia Schutz, Secretária Municipal de Assistência Social de Vitória - ES, falou sobre a importância do SABERES SUAS alcançar também os trabalhadores de nível médio e do cofinanciamento para manter a qualidade dos serviços socioassistenciais.


Em sua fala, o Sr. Alexandre Cirqueira, Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, falou sobre o tema do evento que está ligado ao desastre, o qual pode ser tecnológico ou natural, destacou também a importância da Assistência Social no trato às emergências e calamidades públicas, ressaltou a construção do Plano de Proteção e Defesa Civil que o estado do Espírito Santo foi o primeiro a elaborar e o papel importantíssimo da Assistência Social neste momento.


O Sr. Rodrigo Coêlho, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo falou que é uma honra para o Tribunal receber este evento, também explanou sobre as ferramentas utilizadas para educação permanente e continuada na formação dos servidores do Tribunal.


A Sra. Annie Kettly Neves Pedrosa, Coordenadora-Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS, iniciou sua fala citando a importância do trabalho da sua equipe para a realização deste projeto, falou também que o Espírito Santo está entre os 10 estados que cumpriram a meta do CAPACITASUAS e que ainda tem saldo em conta e o estado já tem projetos para utilizar este saldo. Finalizou sua fala com dados quantitativos das inscrições homologadas no projeto SABERES SUAS que totalizaram 11.000, superando a meta que eram 9.000 trabalhadores.


A Secretária de Estado, Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espirito Santo, Cyntia Figueira Crillo, iniciou sua fala pontuando sobre a riqueza do tema da educação permanente e a importância do CAPACITASUAS e sua continuidade, pois o estado do Espirito Santo capacitou 1.850 trabalhadores do SUAS, superando a meta. pontuou também sobre o projeto das próximas etapas do CAPACITA SUAS que serão a modalidade de especialização e mestrado, ofertadas para os trabalhadores do SUAS que atuam nas gestões municipais do estado, pois só assim é possível garantir e assegurar o fortalecimento da rede. Continuou citando o quantitativo de construções para estruturação da rede de equipamentos para assegurar uma melhor acolhida ao usuário e finalizou sua fala explanando dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal de que o estado Espirito Santo não tem nenhuma família vivendo em situação de extrema pobreza e ressaltou que este marco só poderá ser comemorado após a localização das famílias que ainda não são visíveis ao Cadastro Único.


A Secretária Cyntia Figueira atuou como mediadora das palestras do Defensor Público Rafael Portela e da Assistente Social Dora Vera. que iniciou sua palestra com um poema de Bertold Brecht.


"Muitas coisas são necessárias para mudar o mundo:

raiva e tenacidade. ciência e indignação.

a iniciativa rápida, a reflexão longa,

a paciência fria e a infinita perseverança,

a compreensão do caso particular e a compreensão do conjunto,

apenas as lições da realidade podem nos ensinar como transformar a realidade"...




60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page