top of page
Foto do escritorCRSUAS

CRSUAS DISSEMINA INFORMAÇÕES - SEGURANÇAS AFIANÇADAS PELO SUAS

Atualizado: 23 de abr. de 2022


Bom dia, Gestores, Conselheiros e Trabalhadores do SUAS.

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS foi criado em 2005 com a publicação da Norma Operacional Básica do SUAS – NOB SUAS, e trouxe um modelo único de promoção da política de assistência social nos âmbitos federal, estadual e municipal. Após a criação deste Sistema era necessário afiançar as seguranças socioassistenciais, foi então publicada a atualização da NOB-SUAS em 2012.

Esta semana iremos conhecer as cinco seguranças socioassistenciais que se encontram no Art 4° da Resolução Nº 33, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.

*Art. 4º São seguranças afiançadas pelo SUAS:*

*I - acolhida:* provida por meio da oferta pública de espaços e serviços para a realização da proteção social básica e especial, devendo as instalações físicas e a ação profissional conter:

a)condições de recepção;

b)escuta profissional qualificada;

c)informação;

d)referência;

e)concessão de benefícios;

f)aquisições materiais e sociais;

g)abordagem em territórios de incidência de situações de risco;

h) oferta de uma rede de serviços e de locais de permanência de indivíduos e famílias sob curta, média e longa permanência.



Ontem (03/01/2022), demos início ao compartilhamento das Seguranças Socioassistenciais afiançadas na NOB SUAS 2012, agora iremos compartilhar a segunda:

II - renda: operada por meio da concessão de auxílios financeiros e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho;



Bom dia, Conselheiros, Gestores e Trabalhadores do SUAS.

Dando sequencia ao nosso compartilhamento diário das Seguranças afiançadas na NOB SUAS, vamos à segurança de número 3.

*III - convívio ou vivência familiar, comunitária e social:* exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional para:

a) a construção, restauração e o fortalecimento de laços de pertencimento, de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comuns e societários;

b) o exercício capacitador e qualificador de vínculos sociais e de projetos pessoais e sociais de vida em sociedade.





Bom dia! Gestores, Conselheiros e Trabalhadores do SUAS.

Hoje nós finalizamos o compartilhamento das Seguranças afiançadas pela NOB SUAS, durante toda esta semana nós enviamos para os grupos SUAS RORAIMA e SETRABES CARDs com as Seguranças.

Semana que vem iremos trazer para vocês as prioridades e metas do Pacto de Aprimoramento do Sistema Únicode Assistência Social – SUAS.

Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012

Art. 4º São seguranças afiançadas pelo SUAS:

V - apoio e auxílio: quando sob riscos circunstanciais, exige a oferta de auxílios em bens materiais e em pecúnia, em caráter transitório, denominados de benefícios eventuais para as famílias, seus membros e indivíduos.


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page